• Metodologia da Pesquisa - MEP31AM (1º P - COEAM)
  • Desenvolver o raciocínio matemático e equipar o acadêmico com as ferramentas do cálculo diferencial e integral de uma variável real, as quais poderão fornecer-lhe subsídios para a análise e modelagem de dados, bem como apoiar seus estudos e aplicações em situações do cotidiano e na vida profissional.

  • Utilizar a comunicação oral e escrita em suas diversas situações de uso, principalmente na área da Engenharia Ambiental.

  • Ementa: Conhecer a história da engenharia, conceitos básicos de ciência e tecnologia bem como a função do engenheiro. Ter uma noção do uso da matemática na engenharia. Estudar a relação da engenharia e meio ambiente.
  • GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR - GAL31AM


    EMENTA


    1 - Matrizes: classificação e tipos de matrizes; matrizes transpostas; operações com matrizes; determinante por definição por Sarrus, e Laplace; matrizes adjuntas e matrizes inversas.

    2 - Sistemas lineares: sistemas de equações lineares; forma matricial dos sistemas lineares; resolução pelo método de Gauss; resolução pelo método de Gauss-Seidel; resolução pelo método de Cramer; resolução pelo método da inversa; sistemas homogêneos e posto de uma matriz

    3 - Álgebra Vetorial: vetores, adição, subtração de vetores e multiplicação por escalar; produto escalar e produto vetorial; aplicações nas equações da reta e do plano.

    4 - Espaços Vetoriais: definição e dimensão de espaços vetoriais; subespaços vetoriais; combinação linear; dependência e independência linear; núcleo e imagem de uma transformação linear; teoremas; transformações sobrejetoras, injetoras e bijetoras; isomorfismo e transformação inversa.

    5 - Transformações Lineares: Definição, transformações lineares mais comuns; núcleo e imagem da transformação, teoremas, transformações sobrejetoras, injetoras e bijetoras, isomorfismo e transformação inversa.

    6 - Produto interno: espaços vetoriais com produto interno; ortogonalidade

    7 - Autovalores e Autovetores: Definição; polinômio característico; diagonalização de operadores;

    8 - Cônicas e Quádricas: classificação de cônicas e quádricas, reconhecimento e esboço de cônicas no plano e de quádricas no espaço tridimensional.


    OBJETIVOS


    -
    Propiciar um espaço reflexivo em torno dos conteúdos básicos de matrizes e vetores a fim de proporcionar o relacionamento entre elese utilizá-los em espaços vetoriais.

    - Dar solidez e fundamentação teórica ao educando de forma significativa.

    - Aprimorar a capacidade de relacionamento das variáveis envolvidas num modelo matemático que represente um dado fenômeno real.

    - Relacionar o conteúdo matemático com as demais disciplinas do curso de Engenharia Ambiental , bem como observá-lo no dia-a-dia e nas relações de trabalho.

    NOTA FINAL

    NOTA_FINAL = 0,3*NOTA1 + 0,3NOTA2 + 0,3*N OTA3 + 0,1*APS

    O aluno que não atingir nota mínima 6,0, poderá fazer uma avaliação para recuperação dos conteúdos.

    A avaliação será dividida em 3 partes, sendo a primeira parte referente a prova 1, a segunda parte conterá questões da prova 2, e a terceira parte contém questões do conteúdo da prova3. Cada parte da avaliação terá peso 2,0. Nota essa que será acrescentada na nota da prova correspondente. O aluno deverá escolher o conteúdo que deseja recuperar.

    BIBLIOGRAFIA

    BOLDRINI, Álgebra Linear

    ANTON, Álgebra Linear com Aplicações

    LAY, Álgebra Linear e suas Aplicações

    LIPSCHUTZ, Álgebra Linear
  • Estabelecer ligação entre as propriedades da matéria, em termos de conceitos fundamentais como átomos, elétrons e energia. Estudar as leis da Termodinâmica e suas implicações. Analisar o equilíbrio do ponto de vista termodinâmico Estudar a origem da espontaneidade das transformações físicas e químicas

  • Aprimorar a capacidade de raciocínio lógico para a criação de algoritmos para a resolução de problemas da engenharia. Compreender as técnicas básicas de programação. Aprender a implementar programas computacionais em uma linguagem de programação.